O significado da palavra patrono, no dicionário é protetor, ou guardião. Nós da Comunidade Servir, escolhemos dois grandes protetores da Igreja para também serem nossos patronos, eles devem fazer parte da nossa vida espiritual, devemos todos os dias pedir sua proteção contra satanás e seus anjos caídos. Devemos lembrar que um consagrado esta sempre em combate, em luta, , “pois não são contra homens de carne que devemos lutar e sim contra os espíritos malignos espalhados pelos ares” (Ef 6,10).

São Miguel Arcanjo

Príncipe das milícias celestes, guardião e protetor dos filhos de Deus, nele encontramos alívio e proteção contra as armadilhas do inimigo de Deus, por isso São Miguel é protetor e guardião da comunidade Servir e de todos os seus membros.

São Miguel, do hebraico “Quem como Deus?” (um grito de humildade e de obediência em defesa dos direitos divinos e consta cinco vezes na Sagrada Escritura), é um dos principais anjos. Ele, príncipe da milícia celeste, travou no Céu um combate com o demônio. No eterno duelo entre o bem e o mal, Deus tem como aliados São Miguel e seus anjos, os santos e a Igreja, contra Satanás e seus demônios.

O nome de São Miguel aparece nas seguintes passagens da Bíblia:

1- Em Daniel 10,13: “Porém o príncipe do reino dos Persas resistiu-me durante 21 dias; mas eis que veio em meu socorro Miguel, um dos primeiros príncipes, e eu fiquei lá, junto do rei dos Persas. (...) Mas eu te anunciarei o que está expresso na escritura da verdade; e em todas estas coisas ninguém me ajuda senão Miguel, que é vosso príncipe”.

2- Em Daniel 12: o anjo falando dos últimos dias do mundo diz: “Naquele tempo se levantará o grande príncipe Miguel, que é o protetor dos filhos do vosso povo”.

3- Em Apocalipse 12:7, “E houve no céu uma grande batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pelejavam contra ele; porém estes não prevaleceram, e o seu lugar não se achou mais no céu”. São João fala do grande conflito no final dos tempos, que reflete a batalha no céu do início dos tempos.

De acordo com as passagens da Bíblia, são funções de São Miguel:

Lutar contra Satanás e resgatar as almas dos fiéis do poder do inimigo, especialmente na hora da morte.

Santa Maria Senhora, Mãe de Deus e Mestra

Nossa Senhora é aquela que nos forma e nos ensina fazer tudo o que seu Filho Jesus Cristo nos diz, que por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria possamos sempre estar cheios do Espírito Santo de Deus, e assim cumprir a vontade santa do Senhor.

Maria é Mãe de Deus... é absolutamente certo. Esta dignidade supera todas as demais dignidades, pois representa o grau último a que pode ser elevada uma criatura.

Ora, toda dignidade supõe um direito e não há direito numa pessoa, sem que haja dever em outra.Se Deus elevou tão alto a sua Mãe, é porque Ele quer que ela seja por nós honrada e exaltada. Não estamos bastante convencidos desta verdade, porque,comparando Maria Santíssima com as outras mães, representamos a qualidade de Mãe de Deus sob seu aspecto exterior e acidental, enquanto na realidade, a base de sua excelência, ela a possui em seu "próprio ser moral", que influi em seu "ser físico".

Maria concebeu o Verbo divino em seu seio, porém esta Conceição foi efeita através de uma plenitude de graças e da operação do Espírito Santo em sua alma.

Pode-se dizer que a mãe não se torna mais recomendável por ter dado à luz a um grande homem, pois isto não lhe traz nenhum aumento de virtude ou de perfeição; mas a dignidade de Mãe de Deus, em Maria Santíssima, é a obra de sua santificação, da graça que a eleva acima dos próprios anjos, da graça a que ela foi predestinada, e na qual foi concebida, para alcançar este fim sublime, de ser "Mãe de Deus": é a sua própria pessoa.  Diante de tal maravilha, única no mundo e no céu, eu pergunto aos pobres protestantes: não é lógico, não é necessário, não é imperioso que os homens louvem e exaltem àquela que Deus louvou e exaltou acima de todas as criaturas?

  • Twitter - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle